A seleção brasileira masculina de polo aquático viaja para Trinidad & Tobago para disputar entre os dias 7 e 11 de fevereiro a Copa UANA da modalidade. O Brasil, o Canadá, a Argentina e Trinidad & Tobago, estarão em ação nesta competição, e apenas dois países poderão garantir a vaga para o Mundial de Budapeste 2017.

No primeiro desafio do ano do Polo Aquático a equipe já contará com o novo técnico Ângelo Coelho, treinador do Botafogo, que entrou no lugar do croata Ratko Rudic, que esteve à frente do Brasil nas últimas três temporadas e na campanha dos Jogos Olímpicos 2016.

Gustavo Guimarães “Grummy” um dos atletas mais experientes dessa nova seleção, comenta sobre as mudanças nesse novo ciclo e sobre a expectativa de garantir a vaga para o Mundial.

“Nesse novo ciclo teremos muitas mudanças e já percebemos isso. Essa primeira competição será muito importante para iniciarmos o ciclo garantindo uma vaga para o Mundial que será a primeira competição grande deste ciclo Tóquio 2020. Agora vou ter esse papel de ser um dos mais experientes o que é uma ordem natural quando existem renovações na seleção. Pelo que vi das outras seleções vejo a nossa com grande chance de conseguir a vaga para Budapeste. Não será fácil, mas podemos ir bem nesse torneio. Todas as seleções estão renovando um pouco, isso é normal em primeiro ano de ciclo!”

Para a primeira competição do ano, a seleção contará com novos atletas, alguns que estarão representando o Brasil pela primeira vez. Dos jogadores que representaram a nação brasileira no Rio2016, apenas Soro Slobodan, Gustavo Guimarães (Grummy) e Bernardo Reis, estarão em ação.

“Minha expectativa é de classificar o Brasil para o mundial em Budapeste, além de ser um sonho de representar o Brasil numa competição tao importante”, comentou “Canhoto”, que representará o Brasil pela primeira vez pela seleção principal.

Como a equipe brasileira conta com atletas que treinam no Brasil e no exterior, para se prepararem para está competição, os jogadores de São Paulo treinaram em seu estado, no comando do preparador físico da seleção e os do Rio de Janeiro, sobre o comando do técnico. Os três atletas que estão atuando em clubes europeus e que representaram o Brasil no Rio 2016, não puderam vim ao Brasil e realizaram a preparação na Europa.

O torneio será disputado no novo National Aquatics Center, inaugurado em Balmain Couva, na cidade de Port Spain. Os atletas embarcam amanhã rumo a Trinidad & Tobago.

Jogos do Brasil na Copa UANA:

07/02: Brasil x Argentina

08/02: Brasil x Trinidad & Tobago

09/02: Brasil x Canada

Seleção Brasileira:

Atletas: Leonardo Fernandes (Gelão- Goleiro), Soro Slobodan (Goleiro), Pedro Stellet, Gustavo Guimarães (Grummy), Bernardo Reis, Pedro Vergara, Gustavo Coutinho (Guzinho), Roberto Freitas (Beto), Anderson Soares (Canhoto), Luis Ricardo, Marcos Paulo, Junior Goes, Guilherme Leivas.

Técnico: Ângelo Coelho

Preparador físico: Willians Morales

Aux técnico: Eduardo Abra

Vídeo/Analise: Joao Brandão

Coord. De seleção: Paulo Rocha

Anderson Canhoto está entre os jogadores que representarão as cores da nação brasileira pela seleção principal pela primeira vez/ Foto: Isabella Tirulli