No ultimo final de semana (10,11 e 12 de março), a seleção brasileira feminina de futebol de salão clássico- AMF (Associação Mundial de Futebol de Salão), entrou em quadra pelo sul-americano da modalidade e conquistou o inédito primeiro lugar. A competição foi realizada em Telemaco Borba-PR, e contou com a torcida do público local.

“O evento mexeu com a cidade, o povo se envolveu muito com o campeonato, em média compareciam 2500 torcedores por jogo. Ficamos na história da cidade, a seleção deixou sua marca”, comentou o técnico Anderson Valério.

Desde o dia 3 de março a seleção brasileira ficou concentrada na cidade sede, onde realizaram o treinamento visando o sul-americano. Foram realizados treinos em quadra e na academia, para que as atletas pudessem chegar bem preparadas. 

O Brasil começou o campeonato vencendo o Chile, por 14×1, em seguida enfrentaram a Argentina, onde venceram por 8×1 e na grande final mais um placar elástico, 9×0 sobre o Uruguai. Os resultados mostraram a superioridade da seleção brasileira de futsal de salão clásico. Além de garantirem o primeiro titulo da história da seleção brasileira de futebol de salão clássico, elas garantiram a vaga para o Mundial que será realizado em Catalunya- Espanha, no mês de novembro deste ano.

“A sensação de representar o Brasil, seja qual for a modalidade e competição, é sempre especial. Poder fazer parte desse processo e difundir a modalidade no Brasil é uma oportunidade um tanto quanto única. Nós atletas estamos muito felizes com essa vaga no mundial, e podem ter certeza que faremos  o que for possível para representar bem o Brasil no futebol de salão clássico, como em outras oportunidades algumas atletas já tiveram de representar nosso país no futsal Fifa”, comentou a goleira Gabriela Pasinato, que já representou o Brasil sub20 pelo futsal Fifa.                       

Entre o futebol de salão clássico e futsal Fifa, existem algumas mudanças na regras. No futebol clássico a lateral é com a mão e a capitã tem que estar sempre em quadra, então no sul-americano a faixa foi dividida entre as goleiras Missiara “Missi” e Gabriela Pasinato, quando cada uma estava atuando.

O Brasil ainda teve a Missi, eleita a melhor goleira e menos vazada da competição.

Antes de embarcarem para o Mundial em novembro, a seleção brasileira ainda participará de um torneio preparatório que será realizado em maio na Colômbia, e contará com todas as seleções Sul-Americanas que estão classificadas para o Mundial.

Seleção Brasileira de futebol clássico:

Atletas: Missiara Papst (goleira), Simone Sindy, Meiriane Domingos, Débora Vanin, Duda Prestes, Rarine Betim, Micheli Villa, Caroline da Silva, Luísa Mayara, Poliana Irleu e Gabi Pasinato (goleira).

Técnico: Anderson Valério Oliveira.

Goleira Missi com o troféu sul-americano e o de goleira menos vazada/ Foto: Reprodução facebook