A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou na quarta-feira, 6 de abril, as novas mudanças da Copa América que agora  passará a ser conhecida como Americacup e será realizada em três países diferentes: Argentina, Colômbia e Uruguai, entre os dias 35 de agosto e 3 de setembro. A competição não será classificatória para a Olímpiada e nem para o Mundial.

A FIBA ​​AmeriCup 2017 será abertura com uma  fase de grupos com três chaves, tendo quatro seleções em cada uma  e que serão espalhados entre os três países-sede. O melhor time de cada grupo avança para fase final. A Argentina, como organizadora da competição, já está garantida na semifinal, que será disputada em Córdoba assim como a final.

Argentina, Canadá, Colombia, República Dominicana, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e Ilhas Virgens, já estão garantido  na disputa de 2017, faltando ainda a definição de mais uma quinta seleção sul-americana.

Existe possibilidade de que está outra seleção seja a equipe do Brasil, mas isso só ocorrerá caso a Fiba, retire até maio a suspensão (Fiba  proibiu o país de participar de eventos organizados pela entidade internacional) imposta á Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

 O sorteio das chaves está marcado para ser realizado em Buenos Aires-Argentina, no dia 20 de abril.

O calendário será o seguinte:

Group A: Medellín, Colômbia –  25 a 27 de agosto

Group B: Bahía Blanca, Argentina –  27 a 29 de agosto

Group C: Montevidéu, Uruguay –  28 a 30 de agosto

Semifinal and Final: Córdoba, Argentina –  2 e 3 de setembro