O atleta é o primeiro remador masculino brasileiro a vencer um mundial.

Medalha de ouro para o remo brasileiro! Uncas Tales Batista foi campeão na categoria Single Skiff Peso Leve no Campeonato Mundial de Remo Sub 23 de 2017. A prova aconteceu neste neste domingo, 23/07, em Plovid, na Bulgária. O atleta é o primeiro remador masculino brasileiro a vencer um mundial. Uncas entra para a lista de campeões mundiais junto de Fabiana Beltrame, vencedora da medalha de ouro no Mundial Sênior de 2011.

O brasileiro se destacou desde no início do campeonato com ótimos resultados, conquistando também o recorde do Single Skiff Peso Leve Sub 23 (BLM1x) com o tempo de 06:46.34 nas Quartas de Final. O recorde anterior era de 2011, conquistado pelo atual campeão olímpico do Double Skiff Peso Leve, Jeremie Zizou, da França. A prova de Uncas foi a mais disputada do evento, com 34 barcos competindo por uma medalha.

Também competiram no Mundial Sub 23 os remadores Lucas Verthein, no Single Skiff Masculino (BM1x), e Milena Viana, no Single Skiff Feminino (BW1x). Lucas ficou em quarto lugar na sua bateria eliminatória e conseguiu a terceira colocação nas Quartas de Final. Na Semifinal ficou na sexta posição, classificando-se para a Final B, onde conquistou o 11º lugar geral da categoria. Milena ficou em quinto lugar em sua eliminatória, classificando-se para a repescagem e depois para a Semifinal. A atleta disputou a Final D e terminou em 18ª.

O Mundial Sub 23 aconteceu entre os dias 19 e 23 de julho com 845 atletas inscritos de 54 países. Foram disputadas 21 provas na raia do Rio Maritsa, considerada uma das mais rápidas do mundo.

Uncas Tales comemorando a medalha de ouro, no pódio do Mundial Sub23/ Foto: CBRemo

Fonte: CBRemo