A brasileira foi a campeã da categoria -55kg, e Douglas Brose terminou em 5º lugar na disputa de -60kg.

Está acontecendo em Wroclaw, na Polônia, o World Games de Karatê, competição que acontece de quatro em quatro anos e inicia o Ciclo Olímpico. Para a disputa da edição de 2017 cinco brasileiros foram convocados pela World Karatê Federation. São eles: Douglas Brose (-60kg), Hernani Verissimo (-75kg), Valeria Kumizaki (-55kg) e Isabela Rodrigues (+68kg), que estão acompanhados do técnico Diego Spigolon.

Os atletas se classificaram para o evento pelos resultados obtidos em 2016 através do Campeonato Mundial – Linz 2016 (Valéria) e do Campeonato Pan-Americano – Rio 2016 (Isabela, Douglas e Hernani).

Cada categoria é constituída por 8 atletas, sendo os campeões continentais 2016 (América, Ásia, Africa, Europa e Oceania) e os três primeiros colocados do Campeonato Mundial Linz 2016, que faz com que o evento seja de altíssimo nível técnico. Diferente das demais competições de Karatê, essa está sendo dividida em grupos.

Nesta terça-feira, 25, a brasileira Valéria Kumizaki, lutou na categoria até 55kg, e conquistou a tão sonhada medalha de ouro. A sua disputa contou com 6 atletas, que foram divididas em dois grupos. A brasileira estava no grupo A, que tinha também a argentina Giuliana Novak e a italiana Sara Cardin.

Valéria iniciou a competição, vencendo a Giuliana por 1 a 0, e em seguida perdeu para Sara por 3 a 1, mas como a italiana havia vencido a argentina por 4 a 0, a brasileira conseguiu avançar para a semifinal, onde enfrentou a francesa Emilie Thouy. A luta terminou empatada em 1 a 1, mas, na decisão dos juízes, a vitória foi de Kumizaki.

Na grande final, foi a vez da brasileira, enfrentar a Tzu-Yun Wen, de Taipei, e vencer por 1 a 0, conquistando assim a medalha de ouro para o Brasil.

“Eu sempre quis participar desse campeonato, e agora chegou a minha vez, e eu sei que pra se classificar tem que estar entre os melhores do mundo, e essa classificação para esse campeonato, eu consegui porque eu terminei em segundo lugar no campeonato mundial do ano passado. Estou realmente muito feliz, de ter ganho, porque eu sabia que não ia ser fácil, a minha chave estava bem difícil, e graças a Deus eu consegui ganhar. É muito treino, é muita dedicação, muito investimento para eu obter esse resultado, e graças a Deus eu consegui. É um campeonato muito importante, com as melhores do mundo, e me emocionei muito, eu chorei muito no pódio, estou muito feliz!”, comentou Valéria ao Portal Esporte Net, sobre sua classificação e conquista.

Ainda na terça-feira, outro brasileiro entrou no tatame para tentar subir no pódio. O Douglas Brose, que realizou três lutas na fase de grupos, vencendo todas. O brasileiro não conseguiu vencer a semifinal, indo assim para a disputa de bronze, contra o espanhol Matias Gomez Garcia, a luta ficou em 1 a 1, e na decisão dos árbitros Douglas acabou perdendo e assim terminando a competição na 5ª colocação.

“Eu comecei bem, ganhei as 3 primeiras lutas do meu grupo, me classificando em primeiro. Na semifinal acabei perdendo para Azerbaijão, e na disputa de bronze com o espanhol Matias Gomez Garcia, foi empate ficou 1×1, e na desviado da arbitragem foi 3×2 na bandeira para ele, difícil falar exatamente o que faltou para subir no pódio. Acredito que já tinham me estudado, o que dificultou um pouco eu conseguir impor o meu jogo, então fica difícil dizer”, comentou Douglas Brose ao Portal Esporte Net.

A competição de Karatê segue até quarta-feira,26, e mais dois brasileiros estarão em ação, o Hernani Verissimo na categoria-75kg, e Isabela Rodrigues na +68kg.

Delegação brasileira de Karatê que está no World Games/ Foto: Reprodução internet